Assim como seu antecessor, Grand Theft Auto IV, Grand Theft Auto V vem com um modo multiplayer, no caso, chamado de Grand Theft Auto Online.

Grand Theft Auto Online foi lançado nas primeiras plataformas do dia 1° de outubro de 2013 para PS3 e XBOX 360, 14 dias depois se ser lançado o jogo base, mais tarde foi lançado também para PS4 e XONE no dia 11 de novembro de 2014 e finalmente na plataforma PC no dia 14 de abril de 2015.

Embora GTA Online requeira que o jogador tenha GTA V para poder ser executado, o titulo é considerado pela Rockstar Games e por muitos jogadores como um titulo autônomo e é tratado como tal.

Na versão PC, o GTA Online vem acompanhado de uma nova ferramenta chamada Rockstar Editor onde é acessível a qualquer momento do jogo a partir do menu de pausa, nele é possível criar vídeos cinematográficos utilizando todos os elementos presentes no jogo, além de poder compartilhar com os amigos na internet.

Descrição

GTA Online é constituído basicamente de diversas sessões de 16 jogadores no caso do PS3 e Xbox 360, mas foi expandido para 30 jogadores e mais 02 lugares para telespectadores na versão PC, PS4 e Xbox One. em GTA Online o jogador pode explorar o mapa de San Andreas livremente, além de poder poder fazer diversas atividades que existiam em GTA V como roubar carros, ser perseguido pela policia, atacar gangues locais, e também a habilidade de assaltar estabelecimentos.

Além disso, é possível comprar imóveis pela cidade como casas, apartamentos e garagens, carros também são possíveis de se comprar pela internet, os sites de compra de carros em GTA Online vem com automóveis exclusivos como o Khamelion e o Kuruma por exemplo. O jogador também pode personalizar seu protagonista levando-o até o cabeleireiro para escolher diversos corte de cabelo e de barba diferentes, além de poder visitar salões de tatuagem e lojas de roupas, com peças exclusivas somente presentes no modo online.

Introdução ao jogo

Quando o jogador seleciona jogar o GTA Online em GTA V depois de completar a missão do Prólogo, ele entrará na sala de criação de seu personagem, no caso desta sala, ela está ambientada em uma delegacia onde o protagonista estará segurando uma placa com seu nome. Entre as personalizações iniciais estão a seleção de pais e mães, nesta seleção haverá diversos personagens diferentes que serão seus pais, dependendo da seleção que estiver ativa o rosto do personagem irá mudar conforme mude os pais. Depois desta tela o jogador poderá entrar na personalização avançada.

Depois de ter criado o personagem uma cutscene de introdução aparecerá mostrando algumas das atividades disponíveis no jogo enquanto a câmera foca em um avião pousando no Aeroporto Internacional de Los Santos onde o protagonista estará, ao pousar o jogador será recebido por Lamar Davis, pessoa que o convidou para Los Santos, mais tarde, Lamar o convidará para corridas e para enfrentar gangues, depois disso, o jogador fica livre para explorar todo o mapa e tudo que ele tem a oferecer.

Geral

Completando praticamente qualquer atividade no GTA Online, ele recompensará os jogadores com GTA$, usado para compras no jogo e pontos de reputação (RP). À medida que os jogadores ganham RP e aumentam a classificação, novos itens, como armas, estilos de cabelo, roupas e modificação de veículos, serão desbloqueados para compra, enquanto novas missões e serviços, como o Paraquedismo, estarão disponíveis para jogar. Algumas missões podem, no entanto, não recompensar o jogador com algum dinheiro se forem jogados em modo solo, particularmente atividades esportivas no GTA V Online. Muitas missões de alto nível oferecem recompensas monetárias e RP muito maiores do que missões de baixa classificação. Nas classificações mais elevadas, as habilidades de jogabilidade adicionais também estarão disponíveis através de contatos no celular do jogador, como pedir a Lester que remova o nível de procurado, coloque uma recompensa pela cabeça de outros jogadores ou ligue para Merryweather para realizar um ataque aéreo.

Quando o jogador morre na GTA Online pela primeira vez, Cris Formage aparece em uma visão dizendo ao jogador que ele está revivendo. Ele continua e explica sobre a funcionalidade do Modo Passivo, e o prazer que ele tem de assistir as pessoas sem o seu conhecimento. Ele aparece apenas uma vez, a primeira vez que o jogador morre.

Os serviços no GTA Online podem ser acessados ​​do mundo aberto, sob a forma de um marcador azul para o qual o jogador simplesmente entra para ativar o serviço correspondente ou selecionado através de uma lista no menu de pausa. Os serviços têm um número específico de possíveis jogadores, muitas vezes com a opção de jogar sozinho em serviços menores. Os jogadores podem ser o Host dos próprios serviços ou optam por se juntar a um serviço já em andamento.

Quando um serviço é iniciado, uma tela aparecerá com várias opções, dependendo se o jogador iniciou o serviço ou juntou-se de um convite. Antes de quase qualquer serviço, os jogadores podem apostar em si mesmos ou em outros jogadores, a fim de obter maiores pagamentos no final. Há opções de estação de rádio para escutar, compra de munição e colete, armamento, hora do dia e dificuldade (com o pagamento correspondente nível de dificuldade</small>). No final de cada serviço, depois de ganhar pontos ou dinheiro, o jogador tem a opção de continuar jogando com os mesmos jogadores e/ou tem a oportunidade de votar em qual trabalho completar em seguida com essa equipe, ou para retornar ao modo livre, deixando a equipe atual de jogadores.

Atividades e Cronologia

Embora várias atividades da GTA V estejam disponíveis online, como comprar roupas e etc., existem inúmeras diferenças na mecânica da jogabilidade envolvida. Por exemplo, a polícia nunca tentará prender o jogador Online, em vez disso, atirará para matar mesmo com uma estrela de procurado. A gravidade dos níveis de procurado muda de acordo com as ações dos jogadores, com um nível de três estrelas automaticamente se você matar um policial ou um nível de quatro estrelas se invadir o Fort Zancudo por exemplo, onde tanques e aviões de combate aparecerão.

Muitos dos personagens apresentados no GTA V reaparecem como chefes do protagonista, com a notável exceção do Michael e do Franklin (embora Trevor apareça em tal papel</small>). Vários outros personagens chefes são únicamentes do Online, como Gerald ou o Agente 14 por exemplo. Cronologicamente, o GTA Online foi originalmente definido para se passar antes dos eventos do modo história; Por exemplo, Martin Madrazo é encontrado frequentemente em sua casa em Vinewood Hills, que é destruída no início do GTA V por Michael, enquanto Trevor ainda está apenas em Sandy Shores fazendo seus serviços para a TPI. Além disso, o protagonista do GTA Online é brevemente mencionado por Lester no início da missão O Reconhecimento da Joalheria no GTA V, embora ele os descarte como "imprevisíveis". Esta linha de tempo mudou-se nas edições avançadas com a adição de DLC's subsequentes contendo elementos anacrônicos e eventos de confirmação de diálogo que estavam ocorrendo no presente em 2017.

Outras funcionalidades

Se um jogador fica psicótico no mundo online, eles vão acumular pontos negativos. Quando suficientes desses pontos são acumulados por um curto período de tempo (ou reunidos por períodos mais longos), o jogador será movido para um lobby de jogadores banidos. O jogador também será forçado a usar um chapéu de burro. Esses pontos negativos são reunidos e vinculados a um personagem que destrói veículos pessoais pertencentes a outros jogadores, abandonando serviços/missões no meio, apresentando mal comportamento ou sendo denunciado. Este sistema provou ser um mecânismo polêmico, já que o sistema tem várias falhas quanto a como esses pontos são reunidos, já que o jogo não leva em consideração se os relatórios dos jogadores são ilegítimos ou não, ou se a destruição do veículo de outro jogador foi em Defesa pessoal por exemplo. A partir da atualização 1.22, os jogadores que são inocentemente desconectados de um serviço devido a uma falha no acidente ou no jogo não terão os pontos negativos aplicados. Um equilíbrio justo entre os jogadores é executado através deste sistema. A primeira vez que o jogador entra em um lobby de banidos, o tempo será de 2 dias, depois de 4 dias no máximo 8 dias.

Conteúdo disponível para download

Artigo Principal: Atualizações do GTA Online

A Rockstar opera um programa de atualização contínua para o Grand Theft Auto Online, lançando periodicamente atualizações de conteúdo gratuito que introduzem novos recursos, veículos, armas e modos de jogo no jogo. Várias dessas atualizações, particularmente as atualizações temáticas baseadas em um feriado específico ou uma data significativa, fora as atualizações de tempo limitado que são automaticamente tornadas indisponíveis novamente após o período de atualização ter expirado.

Modos de jogo

É possível também que o jogador participe de diversos trabalhos diferentes conhecidos como "Serviços", que são uma espécie de missões com objetivos únicos que podem ser jogados com outros players, para entrar em um trabalho é só ir até o local do mapa aonde se inicia a atividade. Entre estes trabalhos estão:

GTA Online enhanced Map

Mapa de Los santos no modo online, observe a quantidade de icones azuis que representam as atividades disponíveis no jogo.

Dinheiro e Estilo de Vida

O dinheiro junto com o RP é a base principal da economia do GTA Online . Os jogadores podem comprar quase qualquer item do jogo, incluindo apartamentos, garagens, roupas, carros, aeronaves e muito mais. Com as atualizações regulares do Online, essas opções continuarão mudando e evoluindo ao longo do tempo. Também é necessário dinheiro para iniciar serviços.

O dinheiro é ganho com a maioria das atividades do jogo: realização de missões, assaltos a lojas de conveniência, venda de carros, recompensas de sobrevivência / morte, conclusão de roubos e muito mais. A Rockstar também oferece aos jogadores a opção de comprar o dinheiro do jogo usando dinheiro da vida real na forma de Shark Cards.

Usando seu dinheiro, os jogadores podem comprar garagens e apartamentos, o que permite que os jogadores armazenem veículos comprados. Esses carros conhecidos como veículos pessoais podem então ser usados ​​no Modo Livre , corridas e missões. Embora o jogador seja capaz de roubar carros e transformá-los em veículos pessoais, veículos sofisticados devem ser comprados no site da Legendary Motorsport.

As propriedades são divididas em quatro classes: garagens, que variam de US $ 25.000 a US $ 100.000, apartamentos de baixo custo que variam de US $ 80.000 a US $ 120.000, apartamentos de médio porte, que variam de US $ 125.000 a US $ 150.000, e apartamentos de alto padrão, que variam de US $ 205.000 - US $ 400 mil. Os apartamentos de luxo incluem uma garagem para 10 carros, o apartamento mais caro é o Eclipse Towers Apartment 3 por US $ 500.000, embora seja interessante notar que todos os apartamentos com mais de US $ 205.000 têm o mesmo interior e é a vista e o local que mais agregam valor. valor. Desde então, a Rockstar adicionou apartamentos de US $ 400.000 a US $ 500.000, todos com um interior redesenhado. Desde a atualização Ostentação , os jogadores podem possuir até duas propriedades, e desde Surpresa Festiva os jogadores agora podem possuir uma terceira propriedade. GTA Online: Lowriders possui um quarto slot de propriedade, mas exclusivo para os jogadores da nova geração. GTA Online: Executivos e Outros Criminosos permite aos jogadores personalizar apartamentos de luxo e comprar mansões e iates, embora apenas para os jogadores da nova geração.

Comandos

O jogo implementa o Sistema de Comandos do Rockstar Games Social Club com dois tipos de equipes. As equipes privadas destinam-se principalmente a um grupo de amigos ou associados para jogar online juntos e podem acomodar até 1.000 pessoas. As equipes públicas são muito maiores e podem ter membros ilimitados. O uso de Comandos  e trabalho em equipe é fortemente incentivado pela Rockstar, pois o jogador recebe mais dinheiro em corridas, dependendo de quantos jogadores estão no jogo. Além disso, o jogador recebe um bônus de 10% ao RP por jogar com amigos e 20% por jogar com membros do Comando. Além disso, muitas missões (particularmente de Lester e Martin) envolvem o uso do trabalho em equipe para ter sucesso. O sistema de Comando no GTA Online também incentiva a personalização, com a adição de emblemas do Comando que podem ser colocados em veículos e cores do Comando.

Existem aproximadamente 500 serviços no GTA Online e ainda mais são adicionados como parte das DLCs. Os serviços podem ser encontrados de várias maneiras, incluindo tropeçar neles no mapa, ligar ou receber uma ligação de um NPC ou escolher um dos menus. As corridas podem ser iniciadas com veículos pessoais modificados. Os jogadores também podem criar suas próprias pistas de corrida e Mata-mata usando o Criador.

As missões são recebidas de vários personagens, a maioria dos quais estão presentes no GTA V . Trevor Philips é o único dos três protagonistas a aparecer no GTA Online , no entanto Lester, Martin Madrazo, Lamar Davis e Ron também fazem aparições.

Nos lobbies das missões, o jogador pode rolar por uma lista de jogadores no lobby atual ou convidar amigos para participar. Durante a rolagem, um menu é exibido, mostrando as habilidades de condução, tiro, voo, sneaking e resistência dos jogadores destacados.

Veículos

Muitas coisas novas podem ser feitas com veículos no GTA Online . Como dito anteriormente, os carros podem ser trancados para impedir que sejam roubados, e o jogador também pode comprar um seguro de carro, caso o carro seja roubado durante o trânsito livre, destruído ou perdido. Uma vez que um jogador tenha seguro, o carro pode ser destruído um número infinito de vezes sem precisar renovar o seguro. No entanto, veículos sofisticados com valor de varejo superior a US $ 100.000 podem ser roubados e conduzidos no jogo, mas não podem ser transformados em veículos pessoais, nem podem ser vendidos ou modificados na Los Santos Customs (eles devem ser comprados legitimamente )

Recursos

  • Se o jogador permanecer ocioso por quinze minutos, ele será expulso da sessão online. Uma mensagem na tela após dois minutos de inatividade alertará os jogadores sobre isso. O cronômetro emitirá um bipe nos 10 segundos finais antes que o jogador seja expulso.
    • No entanto, o tempo será reduzido para um minuto e 30 segundos se ficarem ociosos com o painel aberto.
  • Grand Theft Auto Online introduziu um novo recurso chamado Modo Passivo, que permite ao jogador andar a pé sem ser morto por outro jogador. Jogadores no modo passivo não podem ser alvejados por outro jogador, embora o jogador passivo não possa usar suas próprias armas. Se um jogador é morto enquanto está no modo passivo, o outro jogador deve pagar as contas do hospital do jogador passivo. No PS3 e Xbox 360, o Modo Passivo é desativado quando o jogador entra no veículo. O modo passivo aprimorado foi introduzido no PC, Xbox One e PS4, onde os jogadores serão fantasma para outros jogadores.
  • A Atualização dos Golpes introduziu os Objetivos Diários, um recurso que é apresentado na forma de três objetivos diferentes que devem ser concluídos a cada dia (na vida real). O jogador é recompensado com prêmios em dinheiro  e RP. Completar esses objetivos periodicamente permite ao jogador obter maiores recompensas.
  • Prêmios são desafios que, uma vez concluídos, podem recompensar o jogador com itens no jogo, como camisetas, tatuagens e rodas cromadas.
  • O bate-papo por texto e o bate-papo em equipe são recursos do GTA Online , exclusivos para a versão para PC. Eles são acessíveis pressionando T (para o Global Text Chat) e Y (para o Team Chat) por padrão.

Social Club

GTA Online-Crew Hierarchy
Como em Max Payne 3 , os jogadores podem formar comandos usando o Rockstar Games Social Club . Como recompensa por se inscrever no Social Club, uma Escopeta Serrada gratuita estará disponível na Ammu-Nation , bem como o Elegy RH8 do site Legendary Motorsport.

Os jogadores podem estar em até 5 equipes ao mesmo tempo e realizar assaltos e outras atividades juntos. Quando os jogadores formam Comandos no GTA Online , eles podem ser identificados através da cor do comando, que cobriria metade da parte externa do marcador branco, existe um novo sistema de Hierarquia para definir as classificações entre os jogadores.

Eventos

Eventos são ocasiões periódicas nas quais geralmente são oferecidos descontos e bônus em Grand Theft Auto Online .

Os eventos apareceram pela primeira vez após o lançamento da atualização Dinheiro Sujo:Parte II  e logo se tornaram uma parte fundamental do GTA Online na versão aprimorada do jogo, principalmente quando as atualizações de conteúdo para as versões de Xbox 360 e PlayStation 3 foram descontinuadas.

Durante os eventos, os preços do conteúdo existente, novos e antigos, costumam ser reduzidos, geralmente em 25%. Além disso, o Double GTA $ e o RP geralmente são concedidos em determinados modos de jogo. Além de ocorrências semanais, os eventos também são proeminentes na divulgação de conteúdo exclusivo, principalmente durante os feriados nacionais. Ocasionalmente, grandes eventos especiais são realizados para comemorar o próximo lançamento de uma atualização, ou uma parte importante do GTA Online, ou mesmo a história do mundo real.

Termos de Morte

Under Construction Este artigo ou seção está em construção. Under Construction
O jogo usa uma variedade de mensagens para indicar a morte de jogadores no jogo, que seguem um formato básico "Jogador 1 (termo) Jogador 2".
Causa(s) da morte Termo(s)
Morto por NPC, azar ambiental, fumo, batida de carro, afogado morreu
Caindo, queimado, morto por explosivos próprios, lâminas de avião ou helicóptero, em um veículo quando explode de forte impacto. cometeu suicídio
Opção "Se Matar" no Menu de Interação tomou o caminho mais fácil
Armas montadas em veículos, outras mortes assassinado
Armas brancas esfaqueou/ esfaqueado / eviscerado
Coquetel-Molotov incendiado / flambado / assado
Armas brancas sem corte, soco, ataque corpo-a-corpo morto no corpo-a-corpo / golpeado / executado / derrubado / assassinado / agredido
Rifles de Assalto finalizado / fuzilado / abatido / posto no chão
Submetralhadoras crivado / perfurado / finalizado / submetralhado
Bombas Adesivas, Granadas, Minas de Proximidade, Bomba Csaeira bombeado / explodido / detonado
RPG, Lança-Granadas, Míssil Teleguiado, barris explosivos/canhões de jato/tanques/veículos morto / explodido / obliterado / destruído / apagado / aniquilado
Minigun dominado / rasgado / rasgado / destruído / desfiado
Escopetas devastado / pulverizado
Rifles de Precisão snipado / eliminado / escopado
Pistolas pistolado / obstruído / levou azeitona
Metralhadoras, Metralhadoras de combate, Metralhadora Mk II de Combate metralhado / pulverizado / destruído
Atrpelamento achatado / atropelado
Lâminas de Helicóptero ou avião moído / fatiado

Banimentos

SinglePlayer-GTAV-OnlineBanNotification

Quando um jogador banido for jogar o Modo História, uma notificação aparecerá periodicamente acima do minimapa informando quando o banimento expira.

Se um jogador for denunciado por jogadores o suficiente ou for descoberto que estiver usando um Mod pelos sistemas anti-fraude da Rockstar , há uma chance de que eles sejam banidos do GTA Online . A cada proibição, os personagens do jogador são completamente redefinidos para o Nível 0, excluindo todo o progresso que eles tiveram no jogo. Todos os veículos, propriedades, empresas e estatísticas também são redefinidos. Todo o dinheiro também é zerado, menos os Shark Cards (eles são depositados no banco do jogador).

A primeira vez que um jogador é banido, o período de banimento é de 30 dias. O segundo banimento é permanente.

Antes de outubro de 2016, um jogador podia receber uma primeira proibição de 14 dias, a segunda de 30 dias e a terceira permanente. Os jogadores não perderiam todo o seu progresso, apenas perderiam seus fundos ilegítimos.

Esse recurso é indiscutivelmente um dos recursos mais controversos do GTA Online, já que alguns jogadores alegaram ser banidos injustamente por usar programas que vinculam uma sobreposição (por exemplo, o Skype). Isso também inclui os hackers capazes de evitar facilmente os banimentos, enquanto outros jogadores que não são hackers foram banidos com evidências viáveis ​​sendo recusadas.

Curiosidades

  • Quando o jogador está no avião, chegando em Los Santos durante a introdução, personagens de outros jogadores podem ser vistos também.
  • Animais terrestres não aparecem no GTA Online, apenas criaturas do mar e pássaros.
  • Embora GTA Online ocorre antes dos acontecimentos de GTA V, algumas páginas da Internet mencionam eventos que acontecem durante a história, como o final de Fame or Shame que pode ser visto na TV. Criando hipóteses que GTA Online se passa antes e durante a campanha principal.E apos.
  • Grand Theft Auto Online e Grand Theft Auto V são os únicos jogos da série que ocorrem em duas décadas diferentes (2000 e 2010 no GTA V e 2010 a 2020 no GTA Online).
  • Originalmente, "Online" no logotipo do Grand Theft Auto Online usava a fonte Pricedown, em oposição à fonte personalizada usada na versão final.

Navegação

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.